A empresa
Vans
Serviços
Dicas de Viagens
Ficha Cadastral
Aos Estudades
Valores

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 

 

 

 

 

Faculdades atendidas

Faculdades

 

 

 

 

 

 

Como funciona a internet sem fio nas
vans da Transluz Viagens

A Transluz Viagens oferece gratuitamente aos seus clientes a internet a bordo

 

Você entra em um transporte, liga o seu notebook e, imediatamente, está conectado à internet, em um ponto fixo de Wi-Fi que vai acompanhar você por toda a viagem. Infelizmente, essa ainda não é a regra..

Como funciona esse processo? Qual é a segurança oferecida em conexões como essas? Chegou a hora de matar a sua curiosidade e entender como é possível ter um ponto de Wi-Fi disponível em qualquer lugar para onde você vá.

Pé na estrada com internet

O funcionamento da internet Wi-Fi dentro dos ônibus e das vans é o mais simples e óbvio possível, ao menos nos veículos que trafegam no Brasil. A maioria dos veículos recebe o sinal de internet via um modem 3G.

Dentro do ônibus, um roteador garante a redistribuição do sinal para os usuários, mediante senha e autenticação de acesso. Isso garante que pessoas que não sejam os passageiros não acessem a rede de maneira a se aproveitar de eventuais brechas no seu equipamento.

Embora embarcar em um transporte com Wi-Fi garantido seja algo convidativo, é importante ficar atento a alguns detalhes, em especial se estivermos falando de uma viagem.

Alguns pontos nas estradas não recebem com qualidade o sinal e você pode ficar sujeito a “pontos cegos” na estrada. Além disso, lembre-se de que o sinal 3G será dividido com os demais passageiros. Dependendo da quantidade de acessos, você pode se surpreender negativamente com a velocidade.

Seguro e estável?

Em se tratando de segurança, não há muitos problemas para os usuários. Basicamente, os cuidados básicos que você já toma quando acessa a internet em conexões públicas podem ser aplicados aos meios de transporte. Contudo, se você espera altas velocidades, é bom pensar duas vezes antes de confiar inteiramente nesse tipo de conexão.

Ainda há muitas limitações técnicas no meio de forma que a internet, tanto nos ônibus quanto nas vans, é muito mais uma ferramenta de suporte para otimizar o tempo do que qualquer outra coisa.

Checar emails, acessar sites e redes sociais ainda é o maior foco das velocidades disponíveis. Por isso seja paciente e esteja preparado para consideráveis oscilações de velocidade, daquelas de fazer você sentir saudades por estar longe da internet da sua casa.

Limites de Downloads contratados

Todos os arquivos baixados e, o uso de inadequado da internet é de inteira responsabilidade dos usuarios. A respondabilidade pelo sinal, instabilidade e reduzação da velocidade é de inteira responsabilidade da Vivo, conforme texto abaixo.

São os planos Vivo Internet Móvel, porém destinados ao acesso à Internet e tráfego de dados no device Vivo Box (ZTE MF23,HUAWEI B260, Midcom MD910 e Dlink DWR 512, HUAWEI B890), não comportando serviços de voz. Cada pacote disponibiliza uma quantidade mensal de Megabytes (MB). Após o consumo da franquia, o acesso é bloqueado, sendo reestabelecido no ciclo de faturamento seguinte. Consulte as condições de uso, contratação, restrições de velocidades e demais informações no Termo de Adesão do serviço Vivo Internet em www.vivo.com.br/internet