Blog

Como escolher o melhor tipo de mala de viagem

Antigamente era mais fácil escolher um tipo de mala de viagem, porém o tempo foi passando e as opções de tamanhos e materiais foram mudando. Existem diversos tipos de malas e é importante encontrar a ideal para você realizar sua viagem.

Confira aqui algumas dicas de como escolher o melhor tipo de mala de viagem!

Tipo de Material

Existem, basicamente, três tipos de materiais de malas: flexíveis, semi-flexíveis e rígidas.

Kipling, melhor tipo de mala de viagem
Kipling

As malas flexíveis são as de pano mais grosso, mais fácil de encontrar como malas de mão e sem rodinhas. A vantagem é que ela pode ser mais barata e mais maleável, ajustando-se assim mais facilmente ao que você estava levando na mala. Outro benefício desse material é que você pode lavar e tê-la sempre como nova!

A desvantagem fica por conta da falta de impermeabilização. Ela pode molhar consideravelmente por dentro caso pegue chuva, fazendo com que você precise comprar outra em breve, dependendo da frequência com que você viaja.

Mala semi flexivel, melhor tipo de mala de viagemAs malas semi-flexíveis são mais fáceis de serem encontradas. São de um material impermeável por dentro e tendem a proteger melhor os objetos, evitando que se quebrem no transporte. Este tipo de bolsa pode ser encontrada com um bom preço e em diversos tipos como malas de mão e necessaires.

É uma boa opção, pois tende a durar mais. A desvantagem é somente a sujeira que ela pode aderir com o tempo. Isso porque a limpeza dela é um pouco difícil.

Samsonite Brasil, melhor tipo de mala de viagem
Samsonite Brasil

Já as malas rígidas são também conhecidas por “tipo caixa”, a maioria delas é feita de polipropileno bem duro e possuem garantia de fabricante. Ela resiste até a marteladas, dependendo da qualidade da mala.

Existe uma variedade de cores e marcas para essa mala, fazendo com que o preço varie bastante. A vantagem é que você pode levar qualquer coisa dentro da bagagem que o conteúdo não vai quebrar, além de ser um tipo de mala mais leve, fazendo com que o peso da mala fique por conta dos seus objetos.

A desvantagem é que dependendo da qualidade ela pode rachar e quebrar com alguma pancada, e risca bem fácil.

Rodinhas

Há quem goste de malas sem rodinhas e prefira levar tudo na mão, mas hoje em dia a praticidade é um ponto importante na hora de viajar e, quanto menos esforço, melhor!

Mala duas rodinhas, melhor tipo de mala de viagemAs malas de duas rodinhas são mais fáceis de encontrar e têm um preços mais acessíveis. Não é difícil de carregar, mas dependendo do que você levar na mala, você vai precisar trocar de mão às vezes para carregá-la.

Mala quatro rodinhas, melhor tipo de mala de viagemAs malas de quatro rodinhas normalmente giram 360º, fazendo com que você consiga deixar a mala em pé e consiga levar elas para todos os cantos sem fazer muito esforço. Também é possível andar com ela de lado, o que pode ajudar na hora de passar em algum local estreito.

Tamanho

Os tamanhos dependem muito do viajante e durante quanto tempo pretende ficar no local. Porém vale lembrar que sempre compramos lembranças e coisas a mais nas viagens, então não escolha uma mala tão pequena, a não ser que ache que realmente não precise.

Lembre-se de levar uma mala de mão no ônibus com itens de necessidades urgentes e documentos pessoais de forma que caibam no bagageiro, por isso não pode ser muito grande. Uma bolsa de viagem ou uma mochila com certeza irão te atender!

Temos uma matéria exclusiva valando sobre tamanhos de mala! Confira!

Parte Interna

A parte interna da mala precisa ser um dos critérios importantes na hora de escolher o melhor tipo de mala de viagem. Existem malas que possuem bolsos externos, facilitando guardar objetos para rápido acesso como um livro ou documentos.

Mala com divisórias, melhor tipo de mala de viagemA parte interna pode ter abertura na tampa, onde normalmente existe uma tela ou um tecido para guardar roupas ou sapatos, alguns bolsinhos internos para objetos pequenos e de higiene, e cintos para prender as roupas.

Outras malas possuem abertura repartida no meio, onde é possível dividir as roupas e itens igualmente e possui fechamento com zíper, evitando que as mesmas caiam na hora de abrir. Neste momento da escolha, vai muito do gosto do viajante, e quantidade e tipos de itens que serão levados.

Segurança

Algumas malas são vendidas com cadeados de senha, outras com cadeado simples de chaves. Há ainda algumas um pouco mais caras que são vendidas com um cadeado embutido na própria mala.

Seja qual for, a segurança tem que ser um fator importante na hora de viajar. Escolha uma mala que não seja fácil de ser violada e que não tenha um zíper frágil.

Gostou das dicas para escolher o melhor tipo de mala de viagem? Agora é só escolher a melhor para você e embarcar na sua próxima aventura!

Dicas de Segurança no Trânsito

Educação no trânsito é fundamental para a preservação da vida

Para que todos possam transitar com tranquilidade e segurança nas vias urbanas, atualmente, o Brasil conta com uma Lei Federal, que regulamenta o trânsito de veículos  e ...

saiba mais

Conheça alguns dos equipamentos obrigatórios para os veículos automotores

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabeleceu, através da Resolução de n.14/1998 e normativas complementares, uma lista de equipamentos obrigatórios que o ve&...

saiba mais

Guia para viajar de ônibus com bebês

Engana-se quem acredita que um bebê não pode viajar de ônibus. A partir do terceiro mês de vida, a maioria dos pediatras já permitem viagens com bebês, afinal ess...

saiba mais

8 dicas para você viajar de ônibus tranquilo

Você está preparado para viajar de ônibus? Listamos oito dicas essenciais para você viajar de ônibus: quais os documentos necessários, suas passagens, dicas ...

saiba mais

Como escolher o melhor tipo de mala de viagem

Antigamente era mais fácil escolher um tipo de mala de viagem, porém o tempo foi passando e as opções de tamanhos e materiais foram mudando. Existem diversos tipos de malas...

saiba mais

A Importância do Cinto de Segurança

Usar o cinto de segurança no veículo evitaria uma alta porcentagem de mortes causadas por acidentes de trânsito Os cintos de segurança são o meio mais eficaz que se ...

saiba mais

Álcool e Trânsito: As Consequências Dessa Combinação

Quase todos os países do mundo possuem regras quando o assunto é álcool e trânsito. São determinados limites (ou nenhum limite) de grau alcoólico no sangue do...

saiba mais

Direitos e deveres dos pedestres

Você sabia que as leis de trânsito também valem para pedestres? Isso mesmo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem circula pelas ruas também t...

saiba mais