Blog

Guia para viajar de ônibus com bebês

Engana-se quem acredita que um bebê não pode viajar de ônibus. A partir do terceiro mês de vida, a maioria dos pediatras já permitem viagens com bebês, afinal esse é o período máximo recomendado para tomar as principais vacinas do calendário. Entretanto, para viajar de ônibus com bebês, os pais devem pensar em todos os detalhes antes de colocar o pé na estrada.

Antes de tudo, você deve saber que não há uma recomendação específica sobre o transporte de bebês em ônibus, como existe no caso dos veículos particulares, em que é obrigatório o uso de cadeirinhas ou assentos de elevação. Por isso, os bebês e crianças até seis anos incompletos viajam no colo dos responsáveis e não pagam pela passagem.

Viajar com bebês de ônibus pode ser sim uma ótima experiência em família. Mas para isso, é preciso muita organização e planejamento. Para te ajudar, separamos algumas dicas para que a viagem com o bebê e com a família seja tranquila e muito proveitosa. Confira:

Documentos

Vamos começar pelo básico: é indispensável que você organize as documentações do bebê para uma viagem de ônibus. Com meses de idade, muitas vezes os bebês ainda não têm carteira de identidade. Por isso, é necessário apresentar a certidão de nascimento original ou uma cópia autenticada, junto com os documentos pessoais dos pais.

Já para viajar com bebês de ônibus com parentes ou amigos, sem a presença dos pais, além de seus documentos, os responsáveis devem apresentar obrigatoriamente uma autorização dos pais. Este documento pode ser feito em postos de atendimento do Juizado de Menores, presentes muitas vezes nas próprias rodoviárias.

Preparação

Pegue um bloquinho, uma caneta e anote tudo o que você usa no dia a dia com o seu bebê. Sim, pode parecer que quase tudo é indispensável, mas priorize os itens e pense nas reais necessidades do seu bebê durante a viagem de ônibus.

O ideal que você calcule uma média do quanto gastará de fraldas e faça o seu estoque de viagens. Arrume a nécessaire do bebê com sabonete, xampu, creme para assaduras, lenço umedecido, trocador portátil, etc. Separe muitas fraldas de pano e toalhas e não se esqueça de levar o bebê ao pediatra antes da viagem para verificar medicamentos que devem ser levados.

Se o bebê não estiver mais sendo amamentado no peito, leve na bagagem de mão o que precisa para fazer a mamadeira ou papinha. Além disso, coloque na mala mudas de roupas para todas as temperaturas, pois normalmente o ar condicionado dos ônibus fica ligando ao longo de todo o percurso. Vale até incluir uma manta ou cobertor para mantê-lo aquecido.

Na estrada

Os bebês de até seis meses são transportados facilmente no colo dos pais, não havendo a necessidade de comprar um assento extra para eles. A dica para que o cansaço de carregar o bebê durante a viagem seja amenizado é usar o canguru ou sling, que mantém os braços de quem carrega mais livres e o neném muito mais confortável.

Para viajar com bebês de ônibus prefira a poltrona do corredor, assim você poderá circular com mais facilidade para ir ao banheiro ou pegar uma mala. Outra precaução é afivelar o cinto de segurança apenas no adulto. No caso de uma freada brusca, se o cinto estiver preso ao adulto e ao bebê, o peso do pai ou da mão pode machucar a criança.

Amamente e troque-o antes do início da viagem. Nas paradas dos ônibus, aproveite para abastecer as mamadeiras, ir ao banheiro, comprar alguns itens básicos de alimentação e para tomar um ar livre com o bebê.

Para manter o bebê entretido ao longo da viagem, seja criativo! Faça jogos e brincadeiras que não dependam de muita parafernália. Para os bebês, um mordedor e um brinquedo pequeno já são suficientes para distraí-lo durante o percurso. Sem contar que o movimento do ônibus vai manter o bebê mais dormindo que acordado.

Viajar com bebês de ônibus pode ser uma ótima chance de ter mais contato com o seu filho, senti-lo de perto e trocar carinhos. Para dar tudo certo, é preciso apenas respeitar alguns limites do bebê, deixando-o seguro e o mais confortável possível durante a viagem.

 fonte: guichevirtual.com.br

Dicas de Segurança no Trânsito

Educação no trânsito é fundamental para a preservação da vida

Para que todos possam transitar com tranquilidade e segurança nas vias urbanas, atualmente, o Brasil conta com uma Lei Federal, que regulamenta o trânsito de veículos  e ...

saiba mais

Conheça alguns dos equipamentos obrigatórios para os veículos automotores

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabeleceu, através da Resolução de n.14/1998 e normativas complementares, uma lista de equipamentos obrigatórios que o ve&...

saiba mais

Guia para viajar de ônibus com bebês

Engana-se quem acredita que um bebê não pode viajar de ônibus. A partir do terceiro mês de vida, a maioria dos pediatras já permitem viagens com bebês, afinal ess...

saiba mais

8 dicas para você viajar de ônibus tranquilo

Você está preparado para viajar de ônibus? Listamos oito dicas essenciais para você viajar de ônibus: quais os documentos necessários, suas passagens, dicas ...

saiba mais

Como escolher o melhor tipo de mala de viagem

Antigamente era mais fácil escolher um tipo de mala de viagem, porém o tempo foi passando e as opções de tamanhos e materiais foram mudando. Existem diversos tipos de malas...

saiba mais

A Importância do Cinto de Segurança

Usar o cinto de segurança no veículo evitaria uma alta porcentagem de mortes causadas por acidentes de trânsito Os cintos de segurança são o meio mais eficaz que se ...

saiba mais

Álcool e Trânsito: As Consequências Dessa Combinação

Quase todos os países do mundo possuem regras quando o assunto é álcool e trânsito. São determinados limites (ou nenhum limite) de grau alcoólico no sangue do...

saiba mais

Direitos e deveres dos pedestres

Você sabia que as leis de trânsito também valem para pedestres? Isso mesmo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem circula pelas ruas também t...

saiba mais